terça-feira, 13 de setembro de 2011

Aprender: Experimentação Constante



 
O processo de aprendizagem é constante na vida do ser humano por isso da importância da educação continuada bem como da autodisciplina e autonomia do aprendiz em seu processo educacional o que não diminui o papel da interatividade no ensino pois a partir da interação social e cultural aprendemos.

Confira a entrevista do doutor Pierre Lévy.

Sobre esse tema aborda o autor Pierre Lévy, filósofo da informação que se ocupa do estudo das interações entre a internet e a sociedade, mestre em História da Ciência e doutor em Sociologia e Ciência da Informação e da Comunicação, na Universidade de Sorbonne, França.

É interessante a forma como o doutor Lévy aborda sobre as vantagens da EAD. Na entrevista, ele comenta as considerações positivas que faz em seu livro Cibercultura sobre a EAD. Um aspecto que me chamou atenção e apresenta direta relação com o que é EAD é a questão da experimentação constante que deveria ocorrer em todos os ramos da educação mas, em verdade, não acontece e a renovação constante da tecnologia facilita e impulsiona o processo de inovação e renovação constante na EAD.

Referido autor aponta também mudanças ocasionadas pela EAD de forma a sintetizar as potenciais contribuições da EAD no sentido de criar um espaço onde o sujeito pode se lançar em busca de formação de competências individuais e constituição de saberes.

O texto intitulado Educação a Distância: Mecanismo para classificação e análise de autoria de Mariano Gomes Pimental e Leila Cristina V. de Andrade traz a tona tais mudanças apontadas por Lévy e também utiliza a teoria da informação para fundamentar aspectos da EAD. Vale a pena conferir.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário