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Turma de Espanhol |
Realizei uma entrevista com
minha orientadora do estágio para a disciplina de Psicologia da Educação e
achei interessante o que ela comentou sobre os pilares do ensino, para que o
aluno aprenda é necessário que haja motivação e o professor é um facilitador
nesse sentido, tal posicionamento é corroborado por Coracini que aponta que “o
grau de maior ou menor sucesso depende do maior ou menor envolvimento do
falante enquanto sujeito do discurso”. Logo, é imprescindível ao aprendiz de
uma Língua Estrangeira um envolvimento, motivação e uma identificação pessoal
com a língua foco de estudo. Acredito que a EAD é uma forma de incentivo à motivação individual dos alunos que na verdade depende deles mas o professor tem o papel de auxiliar, incentivando. A foto é da turma que dou aula de espanhol na Escola Paulo Freire.
No texto de Estivalet e
Hack, é exposto sobre a autonomia nos estudos como fator essencial à aprendizagem
de uma Língua Estrangeira bem como o desenvolvimento progressivo e constante da
habilidade de produção oral especialmente quando tratamos de ensino mediado por
tecnologia, o que tem direta relação com a motivação e envolvimento do aluno .
A
EAD nesse contexto é uma forma de ampliar as oportunidades de interação com o
mundo, mediante a internet e outros meios de comunicação, tanto para o aprendiz
quanto para o professor/tutor. A internet possibilita a troca de experiências e
interação com pessoas do mundo todo.
É interessante notar que um
dos maiores problemas identificados no ensino de língua estrangeira era a ausência
de contato com os nativos e de oportunidades reais de interação. A internet ao
mesmo tempo que proporciona uma solução para tal problema traz novos desafios
como disponibilizar a tecnologia para todos e fazer com que o aprendiz saiba
lidar com o volume de informações que se multiplicam ao infinito em face das
combinações hipertextuais.
É importante considerar que
o enfoque do ensino da língua estrangeira deve ser na comunicação e interação
para que os aprendizes assimilem não somente a língua mas aprendam sobre a
cultura, estilo de vida dos nativos e sua forma de pensar e a modalidade de
ensino a distancia é um suporte essencial que enriquece o ensino de línguas e
favorece o desenvolvimento de destrezas e possibilita mudança de paradigma da
educação de transmissão para a construção cooperativa do conhecimento. Estou
desenvolvendo um blog para meus alunos de espanhol (foto acima) para incentivá-los a
utilizar a internet e as ferramentas disponíveis na EAD para mantermos contato
e se desenvolverem ainda mais mediante acesso à músicas, vídeos interessantes e
participação no blog. (http://profesorasuzana.blogspot.com/
- em desenvolvimento)
Referências:
ESTIVALET, Gustavo
Lopes e HACK, Josias Ricardo. Ensino de língua estrangeira a distância:
reflexões sobre o ensino/aprendizagem da habilidade oral. Disponível em: www.abralin.org/abralin11_cdrom/artigos/Gustavo_Estivalet.PDF
PAIVA, V.L.M.O. O papel da
educação a distância na política de ensino de línguas. In: MENDES et ali (Orgs)
Revisitações: edição comemorativa: 30 anos da Faculdade de Letras/UFMG. Belo
Horizonte: UFMG/FALE, 1999.P.41-57. Disponível em: http://www.veramenezes.com/ead.htm
Su, A-DO-REI o blog!
ResponderExcluirNão pude votar no comentário do Gehringer, mas penso que é preconceituoso. Tem parte de verdade .. parece que ele nunca estudou em ead, perdendo a oportunidade de perceber que "depende do aluno" e "depende da escola" como em qualquer outra modalidade de ensino. Sou adepta, como vc sabe e penso que o futuro não é distante para serem quase todos os cursos ead.
bjo, querida. PARABÉNS pela iniciativa.