terça-feira, 13 de setembro de 2011

O Ensino de Línguas Estrangeiras e a EAD


Turma de Espanhol
Realizei uma entrevista com minha orientadora do estágio para a disciplina de Psicologia da Educação e achei interessante o que ela comentou sobre os pilares do ensino, para que o aluno aprenda é necessário que haja motivação e o professor é um facilitador nesse sentido, tal posicionamento é corroborado por Coracini que aponta que “o grau de maior ou menor sucesso depende do maior ou menor envolvimento do falante enquanto sujeito do discurso”. Logo, é imprescindível ao aprendiz de uma Língua Estrangeira um envolvimento, motivação e uma identificação pessoal com a língua foco de estudo. Acredito que a EAD é uma forma de incentivo à motivação individual dos alunos que na verdade depende deles mas o professor tem o papel de auxiliar, incentivando. A foto é da turma que dou aula de espanhol na Escola Paulo Freire.

No texto de Estivalet e Hack, é exposto sobre a autonomia nos estudos como fator essencial à aprendizagem de uma Língua Estrangeira bem como o desenvolvimento progressivo e constante da habilidade de produção oral especialmente quando tratamos de ensino mediado por tecnologia, o que tem direta relação com a motivação e envolvimento do aluno .

A EAD nesse contexto é uma forma de ampliar as oportunidades de interação com o mundo, mediante a internet e outros meios de comunicação, tanto para o aprendiz quanto para o professor/tutor. A internet possibilita a troca de experiências e interação com pessoas do mundo todo.

É interessante notar que um dos maiores problemas identificados no ensino de língua estrangeira era a ausência de contato com os nativos e de oportunidades reais de interação. A internet ao mesmo tempo que proporciona uma solução para tal problema traz novos desafios como disponibilizar a tecnologia para todos e fazer com que o aprendiz saiba lidar com o volume de informações que se multiplicam ao infinito em face das combinações hipertextuais.

É importante considerar que o enfoque do ensino da língua estrangeira deve ser na comunicação e interação para que os aprendizes assimilem não somente a língua mas aprendam sobre a cultura, estilo de vida dos nativos e sua forma de pensar e a modalidade de ensino a distancia é um suporte essencial que enriquece o ensino de línguas e favorece o desenvolvimento de destrezas e possibilita mudança de paradigma da educação de transmissão para a construção cooperativa do conhecimento. Estou desenvolvendo um blog para meus alunos de espanhol (foto acima) para incentivá-los a utilizar a internet e as ferramentas disponíveis na EAD para mantermos contato e se desenvolverem ainda mais mediante acesso à músicas, vídeos interessantes e participação no blog. (http://profesorasuzana.blogspot.com/ - em desenvolvimento)

Referências: 

ESTIVALET, Gustavo Lopes e HACK, Josias Ricardo. Ensino de língua estrangeira a distância: reflexões sobre o ensino/aprendizagem da habilidade oral. Disponível em: www.abralin.org/abralin11_cdrom/artigos/Gustavo_Estivalet.PDF

PAIVA, V.L.M.O. O papel da educação a distância na política de ensino de línguas. In: MENDES et ali (Orgs) Revisitações: edição comemorativa: 30 anos da Faculdade de Letras/UFMG. Belo Horizonte: UFMG/FALE, 1999.P.41-57. Disponível em: http://www.veramenezes.com/ead.htm

Um comentário:

  1. Su, A-DO-REI o blog!
    Não pude votar no comentário do Gehringer, mas penso que é preconceituoso. Tem parte de verdade .. parece que ele nunca estudou em ead, perdendo a oportunidade de perceber que "depende do aluno" e "depende da escola" como em qualquer outra modalidade de ensino. Sou adepta, como vc sabe e penso que o futuro não é distante para serem quase todos os cursos ead.
    bjo, querida. PARABÉNS pela iniciativa.

    ResponderExcluir